Você já conhece o ChatBot?

Se você ainda não ouviu o termo ChatBot, pesquise a respeito pois esta é a nova tendência de interação com consumidores.

O que é um ChatBot?

Chatbot (ou chatterbot) é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. Após o envio de perguntas em linguagem natural, o programa consulta uma base de conhecimento e em seguida fornece uma resposta que tenta imitar o comportamento humano.” (Fonte: Wikipedia: Chatterbot).

A idéia dos robôs que respondem de forma natural é antiga mas a popularização de ferramentas de bate-papo de forma quase que massificada criou um novo canal de comunicação com nossos clientes, a interação através de comandos Chat.

O que muda em nossos planos?

Com os chatbots, podemos criar estruturas de comunicação com nossos sistemas legados e passar a responder pedidos enviados através dos chats. Podemos escolher alguns canais “tronco” como Facebook Messenger, Telegram, Viber e até mesmo o Whatsapp (este ainda não suporta de forma oficial a criação de bots, estando os números associados sujeitos à banimento da base de usuários) para coletar perguntas e enviar as respostas para nossos clientes. Com isso, podemos seguir focando no desenvolvimento de serviços robustos e nossos clientes utilizar seus apps tradicionais de comunicação para enviar suas solicitações.

Cenário de exemplo:

Pedir um taxi

Para que precisamos de um aplicativo exclusivo para pedir um táxi? Por que não apenas adicionarmos o contato de um bot @pedirtaxi e enviar para ele a seguinte mensagem: “@pedirtaxi Busque-me em Avenida Paulista, 1000 às 17:00” e receber a confirmação com uma mensagem “Pedido aceito pelo carro de placa XXX-1000 motorista John Doe”. Toda essa transação passou pela mesma plataforma que hoje é acessada pelos aplicativos instalados nos celulares. Com o reconhecimento de voz, toda essa transação poderia ter sido executada pelo smart watch do usuário.

Você tem interesse?

Se você já possui uma demanda de desenvolvimento ou gostaria de uma consultoria de como oferecer seus serviços através de ChatBots, utilize nosso Formulário de Contato e teremos o maior prazer em apoiá-lo nessa iniciativa.